Caixa tem auditoria para controle de gastos e melhoria da assistência médica
Empresa especializada já atua junto a hospitais conveniados, checando a qualidade do atendimento e tipos de medicamentos prescritos
Publicado em 07 de agosto de 2015, às 07h26

Garantir que os gastos na assistência à saúde sejam eficazes, minimizando custos, sem prejudicar a qualidade do atendimento aos mutuários. Estes são os principais motivos pelos quais a Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão contratou uma empresa especializada em auditoria na área médica, que atuará, principalmente, junto a hospitais conveniados.

Contratada por meio do pregão presencial 002/2005, A True - Auditoria, Consultoria e Serviços Ltda., fiscalizará e controlará todos os procedimentos administrativo-financeiros dos prestadores de serviços da Caixa.

A empresa está desenvolvendo, desde junho, serviços internos e externos. No primeiro caso, são analisados os pedidos de encaminhamentos e internações; feitas perícias nos mutuários e checados materiais solicitados pelos estabelecimentos médicos, principalmente os de alto custo, liberando-se apenas os considerados imprescindíveis.

Os serviços externos consistem em visitas de médicos e enfermeiros aos estabelecimentos hospitalares, para ver se os mutuários estão sendo adequadamente tratados e analisar detalhes do tipo de atendimento que é feito.

Segundo o médico José Ricardo Gomes de Alcântara, representante da True, a empresa auditará principalmente itens relacionados a materiais e equipamentos, os quais, conforme informou, correspondem a cerca de 60% das contas hospitalares.

Quatro profissionais, dois médicos e duas enfermeiras, já estão à disposição da Caixa para desenvolver os trabalhos. A True fará, também, uma atualização estatística dos serviços prestados pela autarquia e apresentará relatórios periódicos sobre eles.

Controle - A Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão tem, hoje, mais de 4 mil mutuários, atendendo, ainda, a cerca de 8 mil dependentes. Tal estrutura, segundo a superintendente do órgão, Ana Maria de Oliveira, exige um rígido controle de gastos, principalmente na área de assistência médica, sem que isso prejudique a qualidade do atendimento. "Nunca tivemos, antes, um sistema de auditoria profissional e permanente para racionalizar procedimentos e gastos. Acreditamos que, com a contratação da empresa especializada, faremos a economia necessária, sem prejudicar os mutuários e mantendo a credibilidade perante os conveniados", disse.

Texto: Paulo Mota - MTb 12.814

Como funciona a assistência médico-hospitalar?